EDUCAÇÃO DE FILHOS

 PAIS QUE TODOS OS FILHOS QUEREM TER
Provérbios 22.6

Pense no perfil de um pai ou uma mãe que todos os filhos gostariam de ter. Você como pai ou mãe se aproxima desse perfil? Vejamos algumas marcas desse pai ou mãe desejado:

1-     Pais que fazem confissão de amor aos filhos. (Mt 3.16,17). As declarações sinceras de amor dos pais aos filhos vão ecoar no coração por toda a vida. Nunca perca a oportunidade de dizer que os ama. Aceite o fato de que ser pai ou mãe é uma das tarefas mais importantes que vocês jamais empreenderam – e divida vosso tempo e energia de acordo com ela. Reflitam bastante sobre o papel que vocês estão desempenhando como pais.
2-     Pais que ministram disciplina sem raiva. (Ef. 6.4). A disciplina deve ser ministrada de forma que os filhos possam interpretá-la como demonstração de amor. Não devemos esquecer que a disciplina deve ser aplicada com justiça.
3-      Pais que oferecem perdão sério. (Lc. 15. 19-22). Perdoar é ensinar aos filhos lições sobre Deus, graça, amor e misericórdia. Um exemplo prático vale mais do que mil palavras. Seja sincero com eles.
4-      Pais que desejam sempre estar próximo dos filhos. (Lc 15). A proximidade dos pais em relação aos filhos mostra o quanto eles são importantes e necessários para sua vida. Agora, não confundam estar próximo, com pegar no pé, monitorar. Seus filhos não são robôs! Liberte-os. Não possuímos nossos filhos. O melhor que podemos fazer por eles é orientar conforme a Bíblia, orar e jejuar por eles e deixá-los livres nas mãos de Deus.
5-      Pais que priorizam a relação com os filhos. (Lc 15). Prometem e cumprem suas promessas, mostram o caminho e vão juntos, vivem ensinando e ensinam vivendo. Não abrem mão de nenhum dos seus filhos, todos são herança do Senhor.
6-      Pais que fazem compromisso de amor com os filhos. (Lc 15). O exemplo do pai na parábola do filho pródigo mostra o amor incondicional do pai pelo filho, independente do erro que ele cometeu. Seu filho (a) cometeu algo que lhe deixou estarrecido, triste, angustiado, perplexo? Você ainda continua com mágoa desse filho (a)?
7-      Pais que não lançam sobre os filhos maldições e pragas (Lc 15). Sabem que há poder em suas palavras, por isso sempre falam com sabedoria procurando abençoar e nunca amaldiçoar.
8-      Pais que tem tempo para os filhos (Lc 15). Nenhum outro investimento é maior do que aquele que fazemos em nossa família, em nossos filhos. As fases da vida dos filhos: infância, pré-adolescência, adolescência e juventude passam e não voltam mais. É preciso aproveitar o máximo para criar memórias positivas na construção da cultura familiar.

1.      PAIS QUE TODOS OS FILHOS NÃO GOSTARIAM DE TER
Efésios 6.4

Um dos maiores desafios na vida do casal é educar filhos, educar-lhes sem provocar-lhes a ira. Vejamos algumas situações que devem ser evitadas:

1-      Pais que dão ordem sem serem exemplo (Davi e Absalão). O sucesso dos pais na educação dos filhos está na sua vida exemplar.
2-      Pais que disciplinam sem um motivo justo. Disciplina só é válida quando ministrada com bom senso e equilíbrio. Houve necessidade de corrigir seu filho? Diga primeiro a causa dessa correção. Após a correção abrace e beije-o.
3-      Pais que nunca demonstram amor. (Heb 12.6 – os pais disciplinam com amor) se a disciplina não for uma demonstração de amor, é qualquer outra coisa menos disciplina.
4-      Pais que nunca compreendem os filhos. (Sal 103:13, 14 o pai compreende-nos) é sempre mais fácil ser compreendido, quando se compreende.
5-      Pais que nunca admitem que errou. A melhor maneira de ensinar os filhos a pedir perdão, é reconhecendo o erro diante deles.
6-      Pais que exigem dos filhos além do que eles podem oferecer. (João 16.12) exigir dos filhos além do que eles podem oferecer, é transformar o lar em um campo de concentração. Não considere seu filho uma extensão de si mesmo.
7-      Pais que nunca dialogam com os filhos. A melhor maneira de disciplinar os filhos de uma forma eficiente é através do dialogo.
8-      Pais que sempre fazem comparações negativas dos filhos. Fazer comparações negativas é semear no coração e mente dos filhos as sementes da amargura.
9-      Quando há hipocrisia religiosa no comportamento dos pais. É difícil para os filhos darem ouvido aos pais quando estes vivem uma vida em casa e outra na igreja.
10-  Pais que não sabem incentivar os filhos. (Pv 12.25). Palavras de incentivo contribuem e muito para o bom desempenho dos filhos. Espere algo de seus filhos.




Fonte: Aconselhamento Cristão – Gary R. Collins – Editora Vida nova
            Sermões esboçados – Josué Gonçalves – Editora mensagem para todos